O Fórum

Categoria:
APRESENTAÇÃO

O surgimento da Câmara Municipal de Sabará, em 1711, está diretamente vinculado ao nascimento da própria Vila de Nossa Senhora da Conceição de Sabará. No momento da criação de uma nova vila, a lei determinava que se tomassem as seguintes providências: inaugurar o Pelourinho e convocar os cidadãos locais para eleger os primeiros vereadores.
Atualmente a Câmara de Vereadores de Sabará, ao completar seus 300 anos, vive um momento de reformulação. Atenta à necessidade de instituir na cidade uma administração planificada e participativa, busca implantar uma gestão social moderna e flexível em que o processo de descentralização e participação social sejam efetivados de forma a favorecer parcerias com a sociedade civil organizada nas ações e decisões que dizem respeito ao encaminhamento das políticas públicas.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Sabará, propõe a execução do 1º Fórum 300 anos de Elevação á Vila de Nossa Senhora da Conceição de Sabará “Turismo e Sustentabilidade”, buscando com esta ação o debate entre poder público, privado, terceiro setor e comunidade local para o levantamento de demandas e o planejamento de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da cadeia turística sabarense, que, apesar de possuir enorme potencial turístico arquitetônico, gastronômico, natural, produção de artesanato e de eventos, não conseguiu atingir resultados significativos no desenvolvimento turístico da cidade.
Busca-se com este evento articular parcerias para a formação profissional de agentes do setor turístico, das comunidades locais e de preservação ambiental, bem como a confecção de um material consolidando as demandas do setor e contribuições para a formalização de políticas públicas.

JUSTIFICATIVA

Sabará é uma das mais antigas de Minas Gerais. Seu Centro Histórico concentra grande parte do acervo barroco colonial, considerados importantes referências do patrimônio e cultura mineira, porém pouco valorizados pelos roteiros turísticos, como por exemplo, o Projeto Estrada Real:
Atualmente, Sabará é um município economicamente fragilizado, a cidade sofre intensamente com as conseqüências do processo de metropolização de Belo Horizonte e expansão demográfica que transformou-a em alvo de ocupações irregulares, exigindo grandes investimentos no setor de serviços e infra-estrutura.  No entanto, a complexidade e a dimensão dos problemas, as carências de infra-estrutura, a distribuição desigual da população e do emprego ainda persistem e quanto ao setor turístico, o município não desenvolveu o potencial turístico na mesma dimensão que as cidades de Ouro Preto e Mariana que possuem características arquitetônicas e culturais parecidas com a cidade de Sabará.
Nos últimos anos o turismo cultural tem sido apontado como uma das possibilidades de desenvolvimento sustentável para diversas localidades. Esta atividade propõe a utilização de elementos da cultura local como atrativo turístico, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da comunidade.
Neste sentido, pensar o turismo cultural como uma estratégia de desenvolvimento sustentável passa necessariamente pela participação da população no planejamento do turismo, o que pode prevenir distorções nas representações elaboradas sobre estes elementos e garantir que os benefícios provenientes da atividade sejam experimentados por um maior número de pessoas e não fique restrito a um pequeno grupo.
Com intuito de somar esforços às iniciativas que já vem sendo implementadas no município, a Câmara Municipal cuja trajetória histórica acompanha os 300 anos de elevação do arraial do Sabará à condição de Vila, vê na realização desse Fórum, possibilidades de uma maior participação popular na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cidade. Espera-se que esse seminário possa encontrar e desenvolver estratégias para a cooperação entre ONG´s, Secretarias do Governo, setor privado do turismo e comunidades local de modo a desenvolver um modelo equilibrado e participativo de turismo para a cidade de Sabará.
Durante a realização do Fórum, será elaborado de forma participativa um documento sistematizando as discussões suscitadas pelas mesas temáticas, indicando diretrizes e prioridades para (re)formulação de políticas públicas para o município que será encaminhado aos órgãos competentes e disponibilizados para consulta via internet. O seminário também será desenvolvido via vídeo-conferência possibilitando a participação de pessoas de qualquer lugar no Brasil e do mundo.

OBJETIVOS

Reunir gestores públicos, empresários, organizações não-governamentais e comunidade local para debater  sobre o turismo em Sabará, tecer discussões que contribuam para seu crescimento de forma colaborativa e sustentável, buscando levantar demandas e apresentar soluções para o desenvolvimento do mesmo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
  • Debater sobre as causas e precauções do crescimento desordenado da cidade de Sabará;
  • Sensibilizar o público alvo para a necessidade de se promover da sustentabilidade turística de Sabará, destacando sua importância para as áreas econômica, sociocultural e ambiental;
  • Discutir sobre a importância e contribuições da educação patrimonial e cultura para o desenvolvimento turístico;
  • Apresentar e analisar práticas sustentáveis do turismo, bem como, a utilização racional dos atrativos turísticos, possibilitando sua preservação para as próximas gerações;
  • Discutir formas de turismo comunitário no âmbito da economia solidária;
  • Apresentar fontes de financiamentos para o setor turístico nos âmbitos estaduais e federais;
  • Redigir ao final do seminário um documento contendo demandas municipais;
  • Encaminhar para o âmbito municipal, estadual e federal as demandas levantadas para criação de políticas públicas;
  • Produzir uma Revista informativa como um recurso educativo para sensibilizar a população sobre a importância de se desenvolver práticas do turismo sustentável em Sabará.

METODOLOGIA
A metodologia do seminário será desenvolvida por meio de palestras e debates, da seguinte forma:
Presencial: Após cada palestra ou mesa redonda, serão dedicados 30 min. para debate e formulação de diretrizes específicas para cada tema abordado.
Durante todo o seminário 03 relatores sistematizarão as informações e demandas levantadas. No último dia as mesmas serão apresentadas aos participantes que votarão as prioridades para a cidade de Sabará, estas demandas serão publicadas em formato A4 e em formato virtual (e-book) e estarão disponíveis para donwload na internet.
Virtual: Participantes de qualquer lugar do Brasil e do mundo poderão acompanhar os debates e expressar suas opiniões e propostas ao vivo via vídeo-conferência.
Ademais, a programação apresenta uma proposta de:
       Interatividade com a disponibilização de 01 NET POINT, com 10 computadores conectados à INTERNET, além da própria vídeo-conferência que será transmitida simultaneamente via web e do blog do Fórum que será construído para divulgar a programação e difundir seus resultados;
      Fruição cultural com apresentações artísticas e mostra midiática que terá por foco apresentações em vídeos e fotos de cenários turísticos de Sabará e suas manifestações culturais, como também pela mostra e comercialização de produtos típicos da cidade.
       
       Atividades Complementares
     Montagem de um Net Point com 10 computadores com acesso a internet para o uso dos participantes do seminário;
     Instalação de videoconferência onde pessoas de qualquer parte do Brasil poderá participar do seminário, inclusive dos debates;
     Exposição de arte
     Montagem de stand de artesanato e produtos regionais;
     Mostra midiática de cenários turísticos

PRODUTOS FINAIS
Produção de uma revista formato tablóide, tamanho 28X21, 48 páginas, papel jornal, colorido;
Produção de um caderno de diretrizes para o desenvolvimento do turismo sustentável de Sabará, o mesmo também será disponibilizado em formato de e-book sob a licença creative commons no blog do seminário.
Produção de vídeos com a gravação do seminário contendo cada mesa temática na íntegra, os mesmos serão disponibilizados, também sob a licença creative commons no blog do Fórum