Categoria:
Fórum Sabará 300 Anos, 24 de Agosto de 2011

Educação  pode alavancar o desenvolvimento econômico e turístico de Sabará

Para o desenvolvimento turístico e econômico de Sabará, o caminho é a educação. A afirmação foi do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG), Caio Mário Bueno, convidado especial para os debates, na tarde desta quarta-feira, 24 de agosto, primeiro dia do Fórum Sabará 300 anos- Turismo e Sustentabilidade. Presidida pela vereadora Terezinha van Stralen, presidente da Comissão de Educação e Saúde da Câmara, a mesa temática contou ainda com a participação de Fabiana de Melo Oliveira, do Ministério do Turismo.


 Em seu discurso, Caio Mário lembrou que a escola de qualidade sempre foi destinada á elite. A consequência disso é o enorme contingente de analfabetos funcionais existentes no Brasil. Felizmente, aos poucos isso vem mudando. Para encerrar, Caio Mário ainda ressaltou que todos precisam ter o mesmo objetivo: construir políticas públicas e mudar a realidade de Sabará. 

Inicialmente, o reitor exaltou a participação da Câmara de Vereadores na conquista do campus do IFMG, que começará a ser construído, no município, até o final do ano. Sabará foi um dos beneficiados pelo Governo Federal com a expansão da Rede de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. Ele deixou claro que mesmo nos dois anos em que as negociações para a instalação do projeto foram interrompidas, o diálogo com os vereadores não cessou. 



Novos Desafios

Representante do Ministério do Turismo, Fabiana de Melo Oliveira fez uma explanação sobre o Plano Nacional de Turismo e falou de como ele foi importante para o boom do setor, que hoje já representa mais de 3% do PIB Nacional.  Hoje, o grande desafio da pasta, segundo Fabiana, é a Copa do Mundo de 2014. “Vamos receber mais de 600 mil turistas internacionais e 3 milhões de turistas brasileiros. O Brasil tem que estar preparado para aproveitar essa oportunidade”, disse, ressaltando que o principal gargalo é a qualificação da mão de obra.
Sobre esse ponto específico, os vereadores Maurílio Barbosa, Ricardo Antunes e Terezinha van Stralen questionaram como a Câmara pode atuar na captação de recursos para investir na capacitação da mão de obra e como Sabará também pode tirar proveito desse grande evento. De acordo com Fabiana, os investimentos em cursos de capacitação são feitos via associações de classe.  Falou também que a cidade pode ser beneficiada através de vários programas oferecidos pelo Ministério do Turismo e que são disponibilizados no site. “Agora, por exemplo, vamos ter uma chamada  pública para selecionar cinco destinos a serem contemplados pelo projeto de turismo religioso, um investimento de 700 mil reais. Sabará pode ser uma das escolhidas”, citou.


Não perca amanhã o segundo dia do Fórum.  






0 comentários:

Postar um comentário