Categoria:
Fórum Sabará 300 Anos, 26 de Agosto de 2011

Turismo comunitário e educação são debatidos no segundo dia do Fórum 300 anos
 

Com o auditório do Clube Cravo Vermelho lotado pelo público, o segundo dia do “Fórum Sabará 300 anos-Turismo e Sustentabilidade” debateu dois temas de grande relevância: o novo marco regulatório das cidades mineradoras e a sustentabilidade através do turismo de base comunitária. Para falar sobre os assuntos, foram convidados o deputado federal Gabriel Guimarães, o turismólogo Virgílio Furtado Dornelas e o especialista em ecoturismo Werten Valentim de Moraes.  O evento teve ainda a participação do deputado federal Reginaldo Lopes, que fez uma retrospectiva sobre a luta para trazer o campus do IFMG e de com isso vai contribuir para o desenvolvimento de Sabará.





Em sua explanação, Gabriel Guimarães afirmou que o novo marco regulatório das cidades mineradoras pode ser um grande instrumento de desenvolvimento para Sabará. O deputado elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores em realizar o Fórum e convocou a cidade a participar dos debates já em curso no Congresso, que vão definir as novas alíquotas e políticas para as cidades mineradoras.



Já o engenheiro florestal Werton Valentim apontou uma alternativa para alavancar o desenvolvimento de Sabará: investir no turismo de base comunitária.  De acordo com ele, esta nova modalidade de turismo vive um momento de boom em todo Brasil, apresentando bons resultado onde já é adotado.  O grande diferencial do turismo de base comunitária, ressaltou, é que ele tem como principal ator a comunidade, ou seja respeita os valores, a identidade e as tradições locais.





Virgílio Furtado trouxe para o Fórum a experiência bem sucedida da região da Serra do Brigadeiro, onde é desenvolvido o Projeto Ecos da Mata, que trata do planejamento  participativo  no fomento do turismo de base comunitário. Ainda em andamento, o projeto já trouxe, citou Virgílio , bons resultados para  região. “Surgiram novos serviços, aumentou o interesse dos grupos de se formalizarem para trabalhar no turismo e, principalmente, melhorou a conscientização das pessoas de que elas são as principais responsáveis para que ações implementadas deem certo”,concluiu.
Durante este segundo dia Fórum aconteceram intervenções culturais com o violinista Alexandre Filó, o  artista Marcolino Marreteiro e o palhaço Ivani Gomes. 




  Não perca amanhã o encerramento do Fórum Sabará 300 anos.




0 comentários:

Postar um comentário